30.11.08

Faz chover, abre as comportas do céu?


Muitas cidades estão debaixo d’água por causa das chuvas. Muitas perguntas surgem nos nossos corações. E o que eu temo, mais uma vez, é que Deus seja considerado o culpado disso tudo.

Creio que Deus não tem nada a ver com isso e sim que nós somos culpados pelo que estamos fazendo com o nosso planeta. Mas sobre isso, vou tentar escrever o que eu penso mais para frente, com calma e em série.

Nos últimos dias, vendo as reportagens das cidades acabadas em Santa Catarina, surgiram dois sentimentos em meu coração: um de tristeza ao ver tantas casas destruídas, tantas famílias desfeitas e tantos sonhos soterrados. E outro de alegria ao ver através dos voluntários e doadores a mão de Deus nessa terrível catástrofe.

Quando perguntaram onde estava Deus no 11 de setembro a filha de Billy Graham respondeu: na moralidade que o povo americano abandonou. Mas ele mesmo respondeu diferente: nos bombeiros! Eu fico com Billy Graham.

O povo brasileiro já está perguntando: Onde está Deus, que deixou acontecer isso com Santa Catarina? Por quê?

Deus está nos voluntários que estão gastando muito tempo e esforço para refletir a sua JUSTIÇA e com os doadores que, repartindo o pouco que têm, estão refletindo a sua GRAÇA no Brasil.

A pergunta que eu não consigo responder é: onde está a igreja brasileira? Não tenho visto uma movimentação nas igrejas e denominações em direção a ajudar a população que está sofrendo nesses dias.

Vejo tantas campanhas financeiras para aumentar o templo, para comprar o projetor e até para ir ao acampamento. E isso não tem nenhum problema. Mas esta é a hora de mostrarmos o porquê somos chamados, pela Palavra, de braços e pernas de Cristo. Está na hora de fazermos o que Cristo faria.

Mas para ser sincero não tenho muita esperança não. Acredito que nem sequer estão falando disso nos púlpitos, quanto mais pensando em fazer algo.

Vamos continuar levantando nossas mãos nos louvores, orando por nossas bênçãos e marchando para Jesus. Quem sabe Deus vai ajudar os moradores de Santa Catarina, pois afinal de contas, foi Ele mesmo quem mandou a chuva!

14 comentários:

  1. Oi Marcos, tud bem?? atualmente eu moro em Curitiba e aqui posso dizer que na minha igreja o pastor está pedindo sim ajuda pra SC, e no pulpito ainda :-D

    E o resultado está sendo surpreendente.

    lembrando sempre que a igreja somos nós, portanto, se vc acha que a sua comunidade não está se mobilizando o suficiente, levante-se então naquele lugar e chame atenção para isso, tenho certeza que vc tbm vai se surpreender com a generosidade da igreja que te cerca :-D

    em Cristo :-D

    Sinara

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcos...

    Eu concordo que os maiores culpados disso tudo somos nós mesmos e que Deus se manisfesta em amor através de cada doador e voluntario, mas tambem acho horrivel essa forma de esperar uma catastrofe aparecer para depois começar a se comover, pois existem pessoas na porta de nossas casas nas mesmas condições todos os dias. E atraves de um paradoxo nas ideias eu tambem me alegro em ver que as pessoas ainda se comovem com o próximo...E por ultimo uma observação biblica, ao ouvir dizer que um dos maiores pontos de distribuição de mantimentos esta sendo o galpao onde todo ano ocorre a OCTOBER FEST(acho que é assim que escreve), onde todo mundo nao esta nem ai para nada, só quer zuar, beber e transar, estilo carnaval...e me veio uma frase muito conhecida que diz: onde abundou o pecado, super abundou a GRAÇA.

    Um Abração...

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos! Sou pastor da Igreja Batista Independente de Sorocaba e nossa igreja e denominação está fazendo uma grande campanha para as vítimas de Santa Catarina, incluindo muitas pessoas das Igrejas que implantamos na região.

    Acho que quando você diz que "a igreja" não está fazendo nada, está generalisando e cometendo um grave erro. Nossa Igreja está fazendo campanha do púlpito sim.

    Um abraço,

    pr.eduardo bortolossi
    pr.edu@ibisorocaba.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns vcs das igreja que estão fazendo algo. Deus abençoe vcs e que continuem sendo Luz do Mundo.
    Marcos Botelho

    ResponderExcluir
  5. Aí Marquinhos. Posso dizer que o Pastor Almir, da Filadélfia, têm feito a parte dele, e chamando o povo para a sua responsabilidade neste momento.

    E você conhece bem o pessoal aqui. Estamos fazendo nossa parte.

    Muito bom texto velho, um grande abraço, e fica com Deus!!!!!!!

    Johnny.

    ResponderExcluir
  6. Vejo com grande valor a ajuda a pessoas necessitadas.

    Muito se fala, sobre as pessoas que perderam suas casas. Muito se fala sobre as pessoas que perderam suas familias. Isso em Santa Catarina.

    Que tal a gente olhar um pouco para o nordeste? Mais precisamente para o sertão. Onde não se precisa de catastrofe nenhuma para ver: pessoas sem casa, pessoas perdendo suas familias por causa da fome, pessoas morrendo por não ter água para beber.

    Não é preciso uma catastrofe para nos lembrar que temos que ajudar os nossos proximos.

    Por favor, o sertão precisa de toda a ajuda de vocês. Só sabe quem já passou pelo sertão. Só sabe quem viu como é dificil ver um sorriso naquelas pessoas.

    Desculpa o desabafo. Mas era preciso.


    Abraços.

    Hugo - MTP Maceió.

    ResponderExcluir
  7. oi marquinhos.. tudo bem?
    entao muit olegal o que vc escreveu.. mas posso afirmar que aqui em Foz estamos trabalhando para ajudar as familias em SC, sei q o que temos feito eh pouco.. mas creio que pra eles será muito... todos na igreja estao levando comida agua fralda leite e tudo q a defesa disse ser necessario... e hoje esta saindo 3 caminhoes daqui para levar esses mantimento.. (não sei como vao chegar lá!) mas a intenção eh chegar! eheheh

    bom é isso! abraços!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez, ao ler o seu blog, me veio à mente a história do bom samaritano.
    Não sei ao certo quantas pessoas estão se mobilizando e olhando para o próximo, em SC, no sertão, ou em qualquer outro lugar... mas o importante é que tem gente que está se permitindo ser o próximo dos que estão caídos na estrada.
    Não me preocupo muito em saber se esses bons samaritanos são da "igreja" ou não são da "igreja", apenas me alegro em saber que estes solidários estão chegando mais perto de Deus do que mtos q dizem "Senhor, Senhor" por aí.
    Que Deus abençoe os anônimos solidários.
    Que Deus te abençoe Marquinhos, e que o jv continue na estrada.

    bjs,

    Dé Fukumoto.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber, pr Marcos, o VOCÊ tem feito, pessoalmente, pra ajudar o pessoal de Santa Catarina?

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber, pr Marcos, o VOCÊ tem feito, pessoalmente, pra ajudar o pessoal de Santa Catarina?

    ResponderExcluir
  11. Verdade..Somos nos mesmos que destruímos a terra e depois reclamamos da reação..Mais bem pensado hoje em dia tem muito Igreja = Prosperidade .Ta certo que o povo de Deus é prospero e tal..Mas hoje em dia você vê pessoas indo a igreja pra buscar ajuda na hora de necessidade e depois esquecem de todas as declarações de amor que fizeram a Deus..Tipo meu pai mora lá em Santa Catarina e eu adoraria que a minha igreja fizesse algo,mesmo que ele não fosse beneficiado..Mais o negocio é joelho no chão as vezes orações ajudam muito mais do que se imagina ;)

    ResponderExcluir
  12. Não vamos generalizar ... não vamos generalizar Marcos!!

    Deus está sim trabalhando pela sua misericordia atrazes da vida de cada pessoas que esta contribuindo, seja com alimentos , moradia, roupas, atraves de medicos , soldados e Bombeiros, Ele está usando cada uma dessas pessoas sim.

    Concordo com vc que a igreja precisa se mover e fazer sim.. mais acima de tudo a unica coisa que podemos oferecer além do que as pessoas estão oferecendo é GRAÇA!!! somente nós que somos filhos de Deus e que fomos alcançados por essa Graça podemos ofereçe-la!!

    Deus te abençoe veio!!!

    mais lembre-se.. mais do que falar, precisamos agir!!

    Graça e PAz!!

    ResponderExcluir
  13. Gente a questão não é Santa Catarina...eu entendo o que o pr Botelho esta dizendo..no dia-a-dia..a gente se preocupa tanto em fazer marchas para Jesus e tal..e esquecemos de SER COMO JESUS...Jesus estava com o povão..ensinando e AJUDANDO em tdo..e a gente tem q ser como elee..
    abração

    ResponderExcluir
  14. Caraca, tudo oq disseram aqui me fez lembrar tudo o que eu tenho passado aqui em Rondonópolis..
    A gente tem um trabalho de culto em praça e em um bairro carente.. massa demais.
    E eu to liderando isso..
    Por falar em uma reunião a respeito da negligência da igreja, nosso grupo, que era de umass 30 pessoas, agora tem 8 mais ou menoss..
    E olha que ainda enfatizei que não estava generealizando..
    Olha Marcos, não sei se muda alguma coisa eeu ter falado, mas queria te dar os parabéns por saber receber críticas!
    Quando puder, ore pra que eu saiba também.. pra que eu saiba me manter equilibrada diante dessas coisas, eu preciso! Porque LOUCA é o mínimo que as pessoas acham que eu sou por aqui... iuhdoighosdhfg
    bom, obrigada, e meus parabéns!

    ResponderExcluir