24.3.08

A Bela e a Fera se separaram!


Temo afirmar que a maioria dos namoros acaba não porque um dos namorados se decepciona com o outro, mas sim porque um dos dois se decepciona com suas próprias expectativas. Vou tentar explicar melhor.

Temos que entender que um namoro começa antes mesmo de você conhecer a pessoa que você vai namorar, o namoro começa na sua cabeça. O seu futuro namoro começa agora, nas suas expectativas!

O que a maioria dos adolescentes ou jovens fazem enquanto não encontram seu namorado(a)? Eles ficam imaginando como eles(as) devem ser. E é aí que mora o perigo! Começa o namoro e, possivelmente, também começa o vírus que vai destruí-lo no futuro.

Dependendo de nossa expectativa, algo que era bom pode parecer ruim e uma coisa ruim pode até se tornar boa. Tudo depende da nossa expectativa.

Lembro-me de uma vez que chegou uma oferta de mil reais para um projeto do JV. Minha mãe, ao abrir o envelope, correu para falar com meu pai, jogou o envelope no colo dele e falou brincando: Bem! Chegou uma oferta de dez mil reais para o seu novo projeto. Meu pai nem conferiu o cheque, pulou de alegria, agradeceu a Deus e saiu para contar para os outros missionários a bênção que tinha acontecido. Depois de algumas horas, ao sentarmos à mesa para comer, meu pai comentou o que ia fazer com os dez mil reais e minha mãe corrigiu falando: Não amor, é mil reais, você não viu que eu estava brincando? Você não olhou o cheque? O rosto do meu pai mudou na hora, vocês precisavam ver a cara de decepção e raiva que ele estava naquele momento.

Ganhar mil reais de oferta sempre foi motivo de muita alegria aqui em casa, mas por causa da brincadeira de mau gosto da minha mãe, aqueles mil reais pareciam não valer nada.

Pois é assim também com o namoro, dependendo da expectativa que você tenha, o seu parceiro depois de algum tempo de namoro, mesmo valendo muito, pode parecer que não vale nada.

Os contos de fadas narram histórias que alimentam expectativas falsas, como a da princesa que encontra um sapo e depois de beijá-lo ele vira um príncipe, ou a história mais famosa, da Bela e a Fera que narra a história de uma princesa, que fica presa num castelo de uma fera horrível, mas que, com o tempo ele se torna um príncipe maravilhoso.

A expectativa do homem é diferente da expectativa da mulher. A mulher, já no começo do namoro, acredita que um dia o homem que ela gosta vai mudar, assim como o sapo/fera muda para príncipe e, na realidade o que acontece é que ELES NÃO MUDAM.

E os homens pensam que elas nunca vão mudar, sempre vão ser aquelas princesinhas que não mudam nos contos de fadas, mas o fato é que ELAS MUDAM.

É por isso que repito a frase que comecei este artigo: a maioria dos namoros acaba não porque um dos namorados se decepciona com o outro, mas sim porque um dos dois se decepciona com suas próprias expectativas.

Cuidado! Às vezes você está com um tesouro caro nas suas mãos, mas porque você “acha” que existe um tesouro maior no fim do arco-íris, você desvaloriza o que está com você!

14 comentários:

  1. Concordo e de grande parte discordo.
    Expectativas tem que haver, afinal elas alimentam sonhos, porém quando se tem relacionamento com alguém tem que ser construídas juntos, conversadas e tratadas. Se não trata, se um dos 2 não tenta melhorar, ou um dos 2 vive no comodismo de "como tá tá bom" daí sim isso frustra expectativas.
    O namoro é um conhecer, um "pré-casamento" e nesse conhecer você descobre coisas que não agradam, que não são legais, daí existe o "abre mão" e o "melhorar", um abre mão e o outro tenta melhorar por amor, se um desses 2 não ocorrem, pronto, é um namoro frustado. Afinal, quem não cuida perde.
    Vejo assim. Porque é fácil jogar a culpa em quem tem expectativas. Se eu posso tentar atingir as expectativas, ser um melhor namorado e etc, porque não tentar? (isso vale pra ambos)
    Bom, assim que vejo hauahuauha
    É doidera, relacionamento não é fácil e cada um interpreta de um jeito.

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcão...
    Mais um lindo texto.
    Vc tá ficando bom nesse "trem".
    Adorei o uso de "estórias dos contos de fada" para exemplificar sua idéia.
    Adorei também a historia do cheque, hehehehehehehe!
    Deus te abençoe!
    Zilão
    www.prohumanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos,
    Cheguei por aqui e gostei!
    Concordo contigo quanto ao tema das expectativas. Porque elas fazem com que eu busque mudar o outro(a), para que se adapte às minhas expectativas! E isso é muito complicado, caminho perigoso. Agora se eu tento mudar a mim mesmo (quem não precisa mudar, e pra melhor?!) aí vou por caminhos melhores.
    Só não concordei em chamar a brincadeira que sua mãe fez de "mal gosto". Curti muito e nos trouxe uma importante lição.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. por isso q eu sempre falo - quem muito quer nada tem...rsrs... Deus o abencoe

    ResponderExcluir
  5. É, bom caminho, mas com o foco nos jovens acredito que não seja esse o fator principal para os terminos dos namoros. Entendo que as expectativas frustradas acabam minando o namoro.

    Digo isso por que será possível relacionar-se sem expectativas?
    AS expectativas prendem o objeto de especulação à aquelas metas de quem espera.

    Você é muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos,
    Sim, lembro-me lá do CBE 2. Me escreva no borgesrw@gmail.com e será um prazer trocar umas idéias contigo.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Mandou muito bem, meu caro. Pelo jeito que você falou, você deve ter vivido um tipo de experiência assim: ou terminou um namoro pelo excesso de expectativas, ou está vivendo um que, aparentemente, não te satisfaz, mas que, conscientemente, você sabe que é uma benção de Deus. Bem complicado, isso. Estou vivendo a segunda opção. E ler seu post foi uma benção de Deus, assim como é o meu namoro. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. cuide bem do seu amor, seja quem for.

    arrasa, Marquinhos. 500 palavras parecem 5. Deus continue usando sua cabeça aberta!

    ResponderExcluir
  9. eu não sei se eu rio ou choro aqui!
    mas é muito verdade isso!
    tanto homens quanto mulheres se decepcionam, e os culpados somos nós mesmo!
    meu, nunca tinha parado pra pensar de fato sobre isso!
    obrigada por abrir meus olhos :p
    hauhuhau

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu tbm nunca tinha pensando nisso.
    Eu acho que expectativas são saudáveis sim, mas dentro do limite, porque se a gente criar a expectativa de que seu futuro namorado será um principe, lindo e perfeito vai se frustrar no futuro, porque Deus cria seres humanos não bonecos de marionete. Eu acho que o que a gente deve fazer é se preocupar em tbm ser a pessoa certa e crescer em maturidade para enfrentar os conflitos naturais de todo casal.
    Obrigada ai pelo post maravilhoso.
    Eu nunca tinha vindo aqui hehe a Pati que indicou lá no twitter. Eu tbm tenho um blog para meninas thata-lindasmeninas.blospost.com
    Abraço!

    ResponderExcluir