17.1.08

Qual foi o pecado de Lúcifer?


Questiono-me sobre qual foi o pecado de Lúcifer? O porquê em certo ponto da eternidade ele teve essa idéia de ser igual a Deus. Assim, do nada, ele, um anjo de luz, em um dos mais altos cargos celestiais, ele que já estava no status mais alto alcançado por uma criatura, tem a idéia de ser mais do que é? A bíblia não conta a história de Lúcifer, e graças a Deus que não, pois, mesmo não contando, tem gente que gasta mais tempo falando dele do que de Cristo. Tudo que falamos de sua queda é especulação da revelação. Mas esta pergunta especulativa, de qual foi o verdadeiro pecado de lúcifer me intriga até hoje e gostaria de escrever algumas idéias sobre o assunto.

É um pouco difícil entender a origem das quedas. Sempre “pisamos em ovos”, esbarrando em valores filosóficos. Mas, parece que qualquer ação primária de uma criatura contra Deus é fruto de um estímulo externo, como, por exemplo, em Adão e Eva, quando houve a necessidade de algo externo, a serpente (satanás), para estimular algo no ser humano e tentá-lo a ser (ou fazer) algo que para o qual não foi criado. O primeiro pecado da humanidade só veio depois de um estimulo externo, e não interno como é hoje, pois a criatura de Deus sempre é perfeita (pura), porque Deus é perfeito.

A grande questão no caso de Lúcifer é saber qual foi o estímulo externo que ele teve para cometer o primeiro pecado. Supostamente não surgiu de dentro dele, pois todas as criaturas de Deus, em sua origem são perfeitas como Deus é. Em Ezequiel 28.15 está escrito que Lúcifer era perfeito desde o dia em que foi criado até o dia da sua iniqüidade.

A bíblia nos fala que Lúcifer quis ser igual a Deus. O que quer dizer com ser igual a Deus? De onde veio esta idéia na cabeça de Lúcifer, de achar que podia ser igual a Deus, sendo que não havia nenhum anjo ou algo criado que estivesse acima dele? Ele realmente achou que poderia ser Deus? Não penso que ele era tão ingênuo. Então, qual fator externo foi a faísca para estimular o pecado de Lúcifer? Eu diria: A criação do ser humano.

Quando Deus criou, ou então, anunciou na eternidade os seus planos de uma criatura com a imagem e semelhança Dele, Ele anunciou o fato de que uma criatura seria maior do que os anjos. Isso caiu como uma bomba para os ouvidos de um anjo tão belo e tão poderoso como Lúcifer. Até hoje discutimos o que realmente é a Imago dei, isso que chamamos de imagem e semelhança de Deus, mas o que não se discute é que só o ser humano a tem, e que nenhuma outra criatura, inclusive os anjos, teve este privilégio.

Quando Deus anuncia (ou cria) o ápice de toda Sua criação, o ser humano, ainda o criou com livre arbítrio (pelo menos Adão e Eva), igual aos anjos, mas com um grande detalhe: Jesus ofereceu a sua própria vida na eternidade para garantir a preservação do ser humano “caso” a raça humana escolhesse desobedecer a Deus. É isso que o apóstolo Pedro (IPe. 1:20) nos fala em sua carta. Isso foi demais para Lúcifer! Não pode ser! Alem de ter uma criatura acima dele, o próprio Deus garante sua preservação eterna.

Foi quando Lúcifer, “levado seu coração por sua formosura”, e um terço dos anjos celestiais exigiram perante o trono de Deus: nós queremos ser iguais a Deus, queremos ser a imagem e semelhança de Deus também.

E aí nos leva a grande questão: qual o pecado de Lúcifer? Isso explicaria o ódio que Satanás tem de nós seres humanos, e o texto de Apocalipse 12:10, que fala que ele é o acusador dos homens, que acusa de dia e de noite diante do trono de Deus. Acusa o que para Deus? Acusa de ter sido injusto com eles, os anjos caídos, pois, a final de contas, os seres humanos eram iguais a eles na transgressão!

Quando pensei em tudo isso, veio a sacada que achei estar correta: O pecado de Lúcifer foi querer ser igual ao homem!

Mas, depois, pensando bem, descobri que esta “especulação teológica” estava incompleta. Pois o mesmo texto de Apocalipse fala, um verso antes, “que agora veio salvação, o poder, e a autoridade de seu Cristo”. Como pode esta salvação? Pela autoridade do verdadeiro Adão, pois quem o expulsa do céu, segundo este texto, é o próprio Cristo por causa do sangue do cordeiro!

Então pude aterrizar em minha especulação teológica de descobrir o verdadeiro pecado de Lúcifer. Não foi apenas ser igual ao homem, a imagem e semelhança de Deus, o pecado de Lúcifer foi querer ser igual a Jesus Cristo encarnado, o verdadeiro projeto de Deus, o ser humano na sua essência. Isso talvez explique que, ao se frustrar em querer determinar ser à imagem e semelhança de Deus, Lúcifer se tornou o antiprojeto criacional de Deus, o anti-homem em sua plenitude, mais conhecido como o Anti-Cristo!

13 comentários:

  1. Texto muito bom!!!
    Melhor ainda é o fato de nós sermos imagem e semelhança de Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. valeu pelo exercício cara. Quando a gente admite que nosso conhecimento da história de satanás não é tão redondinho assim, sobra espaço para isso. há alguns anos ouvi duas frases que sempre vêm à mente quando penso nesse tema. Que Deus não criou o mal, mas assume a responsabilidade pelo seu 'surgimento'; e que o mal nada mais é que o esvaziamento do bem. Portanto não haveria originalmente algo com existência objetiva que pudessemos chamar de 'mal'. Hoje temos o diabo com uma 'personificação do mal', e a questão do estímulo externo ganha força. mesmo assim sabemos que a maldade vem mesmo é do coração corrupto. continuo achando que faz sentido pensar no mal como ausência de bem.

    ResponderExcluir
  3. Fala Marcos!

    Excelente texto meu caro. Li um livro certa vez que foi muito interessante sobre este aspecto.

    Se chama Antes do Éden. Obviamente é uma ficção, mas o cara soube passar toda a idéia da emoção que seria assistir a aquilo que aconteceu antes.

    Achei legal porque o livro e você coicidem na idéia.

    Bom, é isso.

    Ah, eu já adicionei seu blog lá no meu. Se quiser, me adiciona aí.

    estradainfinita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto...
    é bom ouvirmos esse assunto de forma um pouco mais objetiva, até pq as igrejas contemporâneas tem valorizado demais a presença e influência de Satanás em nossas vidas.
    AS pessoas tem agido como se o feioso fosse onipotente, onisciente e onipresente(como se ele tivesse caido sozinho), atribuindo as consequências de suas próprias decisões ao Diabo, e assim dando uma valorizada absurda no inimigo e por muitas vezes esquecendo do nosso melhor amigo, o que veio ao mundo para que todo aquele que Nele cre não pereça mas tenha a vida eterna.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? navegando na net ví seu blog e resolvi dar uma olhada.
    Gostaria só de salientar sobre o texto é citando II Cor. 11:14-15 a Bíblia não diz que Satanás pode aparecer COMO se fosse um Anjo de luz, assim como seus ministros, então não é muito correto dizer que o nosso adversário, significado da palavra Satanás é o mesmo que Lúcifer, pois como pode ser que aquele que vive em trevas ser anjo de luz?

    Um Abraço !

    João Luís.
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo comentário, e muito esclarecedor, mas tenho uma discordância. Quando vc disse que só o ser humano tem a imagem e semalhança de Deus, nenhuma criatura mais, só que a Biblia diz em Gênesis, quando Deus foi criar o homem ele disse ( fassamos o homem como nossa imagem e semelhança) no plural.

    ResponderExcluir
  7. "O primeiro pecado da humanidade só veio depois de um estimulo externo"

    isto não é bíblico e não é verdade

    não houve estímulo algum externo

    o motivo da bíblia ter usado a serpente na história é outro

    paz

    ResponderExcluir
  8. Transcrevo uma boa resposta encontrada em um site paralelo:

    "Os anjos são seres naturalmente superiores aos homens, porque são mais semelhantes a Deus do que os homens. Os anjos são puros espíritos, enquanto nós, homens, temos corpo material, que Deus não tem.

    Tanto os anjos como os homens foram criados à imagem de Deus.

    Que significa isso?

    Deus tem Inteligência e vontade, e criou dois tipos de seres com inteligência e vontade: os anjos e os homens. Tanto os anjos como os homens tem -- como Deus -- inteligência e vontade. Nos anjos e nos homens a inteligência e a vontade, ambas, são finitas. São elas que nos fazem imagem de Deus.

    A semelhança com Deus, diz São Boaventura, vem pela graça santificante. Quando pecamos perdemos essa semelhança com Deus, mas não perdemos a imagem de Deus em nós, porque continuamos a ter inteligência e vontade.

    Lúcifer revoltou-se contra Deus por naturalismo: julgou-se tão perfeito que não precisaria de Deus.

    Alguns teólogos levantam a hipótese de que Lúcifer se revoltou contra Deus porque recusou adorar o Verbo encarnado, Deus feito homem em Cristo. Outros há que levantam outra hipótese: que a revolta de Lúcifer teria sido por não aceitar servir a Virgem Maria, puro ser humano, inferior aos anjos por natureza, mas superior a eles por virtude e glória. Lúcifer teria sido, assim, o primeiro protestante."



    Fonte: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=doutrina&artigo=20040821131033&lang=bra

    ResponderExcluir
  9. Bela post e interessante teoria Marcos.
    Gostaria de aproveitar e perguntar se você possui alguma opinião sobre os Nephilins - que seriam filhos de anjos caídos com mulheres humanas e seriam os gigantes e valentes da antigüidade - da qual falaria o texto de Gêneses cap. 6º.

    ResponderExcluir
  10. Por primeiro, admiro sua forma de escrever porque diversas vezes deixa bem claro que é uma teoria sua e não uma verdade absoluta que tenta propor!
    Em segundo lugar, assisti dias atras um documentários no canal pago da discovery "the history chanel" em que falava dos sete pecados capitais, mas precisamente do orgulho.
    Grande parte do assunto se concentrou sobre Lúficer, porque o orgulho teria sido o pecado que o fez cair!
    Mais interessante, ainda, é que o documentário mostrava as visões do assunto das religiões judaica, cristã e mulçumana. As duas primeiras muito se assemelham e tem por base a bíblica, como você postou no início do seu artigo. E, segundo o Islã, Lúcifer teria caído justamente por "descondar" da criação do homem. Não tive a curiosidade de pesquisar a fundo os detalhes do Alcorão sobre o assunto, mas achei que se assemelhou muito a seu artigo.

    Abraços - Clérison Pres. Prudente

    ResponderExcluir
  11. vc Já penssou no fato original da inveja e no fato da criação ser fruto de varias contradições essa semana eu e meu colega chegamos a conclusões que não queriamos chegar atravez de fatos observados quetionados e conparados ai e que entra o grande enigma "criação e Lucife".

    ResponderExcluir
  12. acho que Lucifé,é superior a os que são a imagem e semelhança de Deus, pois aqueles que forão feitos a imagem e semelhança de Deus , estão destruindo tudo o que Deus criou,e não coloquem a culpa em Lucifé pois ele ñ foi feito a imagem e semelhança de Deus,e se eu foce ele o Lucifé, estaria agradecendo por isso, porque o homem estrupa, mata, rouba,cria as armais mais potentes do mundo,estudão o mais que podem, mais continuã as leis do univerço,chegão a o topo do mundo com a sua iguinorancia,alcâçaõ os maiores gargos, querem ficar cada veis mais ricos tudo isso para colacar a os pés de uma mulher, que é o ser mais iluminado do mundo, pois somos quem da a vada, geramos uma vida dentro de outra vida, somos nos as mulheres quem levamos a alegria,e paz nos não crimos as armas nem queremos espludir a lua, nos as mulheres só queremos o amor e a paz, não culpe Lucifé pelo o que acriação e imagem e semelhança dele fis, porque se eles fazem o mal é porque são com o seu criador, é criador e criatura eu uma mulher:.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do seu texto e dos comentarios aqui, que me ajudaram a terminar o meu conto que se chama "simplesmente um anjo".
    Fala sobre: Lucifer, um anjo e sobre confiar em Deus e depender puramente dele.

    ResponderExcluir